terça-feira, 17 de março de 2009

Mais cidade...

O mês de Março é, ou pelo menos deveria ser, o mês da nossa cidade.

Sim, porque foi em Março de 2004 que a Mêda se tornou oficialmente cidade.

Lamentavelmente, da nossa Câmara nem uma única actividade para assinalar esta efeméride.

Como ainda estamos em Março, deixo aqui uma proposta para que, os políticos decisores da autarquia medense, dêem um sinal às pessoas locais bem como àquelas que nos visitam, que de facto a nossa terra com o novo estatuto, evolua nas atitudes e não apenas nas alterações do brasão.

Proponho o seguinte:


Que sejam concedidas licenças de abertura até às 4h00m da manhã,(todo o ano) a todos os bares da cidade que assim o desejarem.

Um pequeno, grande sinal, que acabará com este provincianismo de apenas serem concedidas licenças até às quatro da manhã em "fins de semana de férias".

Eu até avisei...

20 comentários:

  1. De facto não lembra nem ao menino Jesus aquilo que o mourato faz às gentes da meda.
    Onde é que já se viu os proprietários dos bares andarem, constantemente, de chapéu na mão a mendigar licenças até às 4 da manhã a sua excelência o senhor presidente da câmara????
    Tudo isto só denota a forma mesquinha com que o nosso concelho é governado.
    Vamos lá ser progressistas, afinal, até já somos cidade, embora, já nem os políticos liguem a isso.
    Ou talvez liguem, mas por razões que poucos conhecem, neste momento não lhes interessa.

    ResponderEliminar
  2. e as pessoas que têm as suas casas ao lado dos bares...será que tenho que ouvir barulho ate ás 4 da manha?
    A liberdade de um termina quando começa a de outro!

    ResponderEliminar
  3. É incrivel como os apoiantes do mourato querem fugir do debate fazendo eles comentários primarissimos!
    Então não acham que se as pessoas estiverem dentro dos bares até às quatro da madrugada,já estão suficientemente divertidas e cansadas, evitando assim as deslocações de carro para os concelhos vizinhos bem como o convivio na rua como acontece actualmente com os bares a encerrarem às duas da madrugada.
    Garanto-lhe que são mais os prós que os contras se os bares tiverem licença até às quatro.
    Mas talvez seja daqueles que preferem que a meda não passe de uma aldeia perdida na beira...se não como é que me justifica que todos as nossas cidades vizinhas tenham licenças até às quatro????????

    ResponderEliminar
  4. Que terra é esta? Que cidade é esta? Mas afinal que Mêda é esta????


    Penso que será consensual para todos nós, que a ausência de qualquer tipo de celebração ou actividade para assinalar esta data não é aceitável ou até mesmo compreensível. Acredito mesmo, que o facto se deve ao reconhecimento, por parte das autoridades autárquicas locais, à evidência de que o nome mudou, mas a Mêda, essa, continua a mesma; ou melhor, a Mêda é a mesma o cheiro é que é diferente…

    Por outro lado, a proposta aqui postada de abrir os bares até horas mais tardias (ou na visão de alguns, até horas mais vespertinas, dado ser Vésper a estrela que anuncia o amanhecer) parece-me muito pouco, diria mesmo ridícula. Não quero com isto dizer que sou contra, mas daí a concordar em que esse evento seja a forma de comemorar o estatuto de cidade da nossa querida terra vai uma grande distância.

    Como alternativas proponho duas singelas sugestões:

    1. A compilação, em livro, de fotografias, das mais antigas às mais recentes, que ilustrem e perpetuem a terra e a gente Medense, não só da cidade de Mêda mas como de todo o concelho. Um livro onde possamos todos recordar o passado, registar o presente e porque não projectar o futuro. Poder-se-ia mesmo realizar um concurso de fotografia e com as mais representativas fazer uma exposição na Casa da Cultura.

    2. A realização de uma festa popular com comes, bebes e porque não com boa música folclórica.

    Acredito, que desta forma, regressaríamos todos a casa mais satisfeitos, depois de beber um copo num bar às 4 da manhã…

    Ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  5. sim até se assinalaria a efeméride desse estatuto se por acaso não se devesse ao FERNANDO mas...como para muitos isso continua a ser intragável...pasci~encia não temos FESTA....

    ResponderEliminar
  6. não quer dizer que o prolongamento da abertura dos bares fosse o melhor evento comemorativo de elevação a cidade...mas apenas sujeriu e bem o FERNANDO... mas...festa popular com comes e bebes como referiu o medense descontente...não sabe que é com "doces e bolos que se enganam os tolos"????´MAS NÃO VAMOS DEIXAR QUE NINGUÉM NOS ENGANE...

    ResponderEliminar
  7. No sentido de esclarecer com verdade e transparência, é imperioso que se saiba que a elevação da Mêda a cidade, não foi obra nem ofício de ninguém em particular. Tratou-se simplesmente de um acto meramente administrativo do poder central.

    Acresce e importa ainda referir, que a 9 de Dezembro do ano de 2004 foram elevadas a cidade 7 localidades, são elas:

    Costa da Caparica
    Estarreja
    Mêda
    Reguengos de Monsaraz
    Sabugal
    Trancoso
    e Valbom

    Não há evidências de particular influência de beltrano ou sicrano em tal decisão.

    O que importa saber é o que ganhou, até agora, a Mêda em adquirir tal estatuto. Será ter fechado o SAP? Será um dia fechar o centro de saúde? Será o terem fechado a maioria das escolas de ensino básico na maioria das freguesias? De um dia termos de fechar o ciclo por falta de alunos? De ter falido a adega cooperativa? Ou de um destes dias fechar o tribunal ou outras repartições publicas? Não sei a resposta. Haverá por aqui quem saiba???

    ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  8. bem vos dá dõr de dentes...para quê a "placa" existente na entrada da cãmara? é só para parecer bem? nunca me apercebi que estivesse lá o seu... Medense Descontente...das restantes perguntas responda o sr dr pois parece saber tudo...

    ResponderEliminar
  9. pois mas os nomes dos sicranos e beltranos existem algures escrito...o seu NÃO ...pare de fazer perguntas e dê o dr as respostas pois visto saber tanto...e veja a maneira de se contentar...desculpe algum ERRO...

    ResponderEliminar
  10. Cidade???? Bem bem.... Abram os olhos, já vi aldeias maiores do que a Mêda. Gostava de saber com quantas assinaturas é que foi aprovado o diploma a cidade e as contrapartidas. Isso ninguém diz pois não??? Ah e tal somos cidade (motivo de chacota a que já assisti demasiadas vezes por parte dos forasteiros). Vocês não sei, mas eu tenho orgulho e revolta-me como me revolta atirarem-me areia para os olhos....

    ResponderEliminar
  11. É PRESO POR TER CÃO E PRESO POR NÃO TER... cidade é...quem vos calaria se TRANCOSO fosse elevada a cidade e a MEDA não...pois todos sabemos que é uma pequena vila mas para quê discutir...naõ será melhor valorisar-mos o que temos? o que vos imcomoda (AGORA) é mesmo o nome do FERNANDO...não olhem só para hoje...olhem tambem para ontem...é que nem os treinadores...mediante os resultados..passam de bestiais a bestas...as pessoas devem -se dignificar independentemente da posição ocupada...abram os olhos (sem ter medo da areia)e vamos todos lutar por uma MEDA GRANDE E UNIDA...

    ResponderEliminar
  12. Saudaçoes a este espaço que ja esta integrado no dia a dia da nossa "aldeia-cidade" de Meda!
    Concordo plenamente que fosse aprovado a ideia dos bares abertos ate as 4h, principalmente ao Fim de Semana.
    Seria uma maneira de a populaçao se manter na terra e chamar novos "clientes" de fora.
    Alias assim o Jogo da Moquinha poderia iniciar se mais tarde e finalizar as 4h, porque comecar as 22h e finalizar as 2h é muito pouco.

    ResponderEliminar
  13. AI SE MODA PEGGGGGGGGGA.....

    ResponderEliminar
  14. Andam para aqui uns comentadores de serviço que até parecem pessoas cultas.
    O problema, é quando começam a querer falar de tudo, e depois não acertam em nada.
    Desculpem lá, mas afirmar que a elevação de uma vila a cidade é um acto meramente administrativo do poder central é no minimo défice de cidadania(porque estou bem disposto)se não chamar-lhe-ia pura ignorância política.
    Que não goste do autor do projecto, eu até percebo, mas daí até escrever o que escreveu, vai uma grande distancia...............
    Feliz ou infelizmente esse mérito nem os descontentes ou os contentes lhe o tiram...temos pena....

    ResponderEliminar
  15. Bom Português:
    a forma "lhe o" que o anónimo das 23.53 escreve não existe e, portanto, jamais (e não "já mais") se poderá escrever. Deve escrever-se "lho" é a contracção do pronome pessoal lhe com o pronome pessoal ou demonstrativo o.

    missão cumprida :)

    ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  16. tambem é para o que tens habilidade...ou dizes mal de tudo e todos... ou corriges os erros....ortográficos...sim porque pessoais tambem devem ser alguns.....

    ResponderEliminar
  17. alguém tem que dizer algumas verdades... dói não dói?


    e se corrijo erros é porque estou correcto!!! obrigado pelos elogios :)

    ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  18. verdades, não! Heresias...

    ResponderEliminar
  19. "Cuidado para não chamar de inteligentes apenas aqueles que pensam como você." (Ugo Ojetti)

    ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  20. também se deve sentir muito culto...deve ser um prf muito antigo ou um frequentador do seminário...sem concluir a "meta"...já enjoa a sua correcçâo...

    "A coisa mais difícil do mundo é conhecermo-nos a nós mesmos, e o mais fácilé falar mal dos outros." (Tales de Mileto)

    ResponderEliminar