segunda-feira, 23 de março de 2009

E o Vale da Veiga?



Para evitar causar grandes estragos em vinhas do concelho de Vila Nova de Foz Côa, em plena área classificada como Património Mundial pela Unesco, o IP2 vai passar o mais próximo possível do chamado Ribeiro do Vale da Vila.

Tal garantia é assegurada pelo presidente da Câmara Municipal de Foz Côa. Usando as palavras deste “Era para passar na meia encosta mas cortava as vinhas naquelas quintas todas e nós insistimos para que passasse o mais perto possível do ribeiro”.
Afirma ainda que “há cerca de 15 dias tivemos uma reunião com o Secretário de Estado das Obras Públicas e ficou assente que vai passar junto ao ribeiro”.

Desta forma provoca menos estragos na vitivinicultura daquele vale, que se estende desde as imediações da cidade de Vila Nova de Foz Côa até ao rio Douro, no Pocinho.

Espero, como não poderia deixar de ser, que o Dr. João Mourato tenha, atempadamente, solicitado os bons ofícios para a realização de uma reunião, urgente, com o senhor Secretário de Estado das Obras Públicas para preservar a zona do Vale da Veiga, sita no nosso concelho, visto a existência de uma quantidade significativa de vinha e olival que será destruída pelo actual traçado do IP2, caso não sejam adoptadas as mesmas medidas no seu devido tempo, tal como sucedeu no concelho vizinho de Vila Nova de Foz Côa.

Eu até avisei...

6 comentários:

  1. O Mourato gosta é de aparecer nos jornais.
    Mas, se Foz Côa teve esse tratamento especial,nós, também temos esse direito.
    Por isso, é bom que tomem as devidas providências.Uns não são filhos e outros enteados.
    Viva o PS

    ResponderEliminar
  2. Parabens ao municipe de Fozcoa, por essa conquista, onde estão os oficios as reuniões e afins com vista a esse pedido. Nao me parece que tenha havido pois a escassez de pessoas do concelho afectadas por esse progresso são poucas e ... não dão votos. Além de genericamente por um antigo projecto a via ficaria mais suave e pelo menos airosa e ainda por cima só destruia pedras q com jeito até davam para fazer inertes e ainda os transeuntes deliciar-se-iam com a paisagem do vale

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando Lopes, "Tema já Abordado";

    O Vale da Veiga poderá ter a mesma resposta que o Chafariz junto da Igreja???

    Resposta que quer para um caso, para outro tarda em surgir e as queixas são mais do que muitas;
    - Quer dos moradores mais próximos,
    - Quer daqueles que diariamente ou semanalmente se dirigem à paroquia de Mêda,
    - Quer outros que como Eu foram visitar o Museu e se Deparam com um Cheiro nauseabundo a Etar em Plena Zona Histórica!!!

    Situação simples de resolver, bastaria fechar o Chafariz Público ou Simplesmente ligá-lo à rede pública???

    Nem um cartaz que identifiue o Perigo a que todos os Cidadãos estão expostos; para não falar das crinças que por ali brincam e quando cansadas ali vão repor algum da sua desidratação, caso não tenham adultos a vigiá-los e quando a sede é tanta não conseguem sentir o odor(fedor) da Água Imprópria para Consumo?

    Mais um caso Insólito do Nós Por Cá.

    Soluções Urgentes Precisam-se ou será Necessário Acidentes Graves para depois Solucionar.

    Já o velho ditado diz: "Casa Arrombada, Trancas à Porta".

    ResponderEliminar
  4. lá continuam vc a bater no ceguinho...é só teimosia...quem sabe talvêz só em setembro...comece...mas o pior de tudo é continuarem a pensar que o POVO é parvinho...olhe que não...e desta vez mais surpresas vâo encontrar...constou-me...e tentei saber...e verifiquei ser mesmo verdade...os ventos(ps)estão bastantes favoráveis...caladinhos calaladinhos......!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Este assunto é considerado por muitos de uma gravidade extrema uma vez que pôe em risco uma série de áreas de vinha calssificadas na sua grande maioria com a Letra B para efeitos de produção de Vinhos Generosos da Região do Douro, que não tem paralelo no nosso concelho e que por conseguinte podemos considerar estes solos como os mais ricos e ferteis na Mêda. Mas como sempre o Nosso executivo no seu todo (poder e oposição) minimizaram-no; Inclusivamente a Direcção da Adega Cooperativa fez várias Diligências junto do Presidente da Câmara e a resposta foi, a usual, de uma grande apatia e desinteresse por todos aqueles que trabalham a Terra.
    Temos mais uma vez lembrar ao Senhor Presidente que gerir os destinos de um concelho não se pode limitar a gerir a INTRIGA E MADICÊNCIA, mas sim a defender tudo o que reata ainda de bom nesta TERRA DESPRESADA e MALTRATADA.
    A Bem da nossa terra mudemos este estado de alma...

    ResponderEliminar
  6. dando resposta ao anónimo das 19.46...é só para dizer que o "problema" do chafariz da praça foi "resolvido"...pela forma mais fácil e "digna"...obrigado SR PRESIDENTE tanto tempo...e com tantos concelheiros... para chegar a esta solução...vê-se muito bem que o SR não tem amor a nada desta terra...nem recordações de outros tempos...(embora seja da minha idade)mas nós MEDENSES recordamos com saudade a boa água do chafariz do qual o SR se dignou "secar"...relembro-lhe que faz parte da zona histórica...faz muito bem... continue a despresar e a maltratar o bom da nossa TERRA...olhe os favores que devem não se pagam com o prejuizo de todos nós MEDENSES...

    ResponderEliminar