sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"Triscaidecafobia"





Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.
Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

[editar] Eventos históricos
Alguns incidentes ocorridos nessa data:
13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

[editar] Curiosidades
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.
O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
Entre as pessoas que morreram nesta data estão o rapper Tupac Shakur, o "Rei do Swing" Benny Goodman e o piloto da Nascar Tony Roper, que havia batido seu caminhão no dia anterior . Já entre os nascidos neste dia estão o ator Steve Buscemi, o ex-ditador Fidel Castro, o diretor de Quarteto Fantástico Tim Story e as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta_Feira_13"

12 comentários:

  1. Com tanto azar que as sextas feiras 13 dão, ainda vou arranjar hoje á noite uma namorada no karaoke do alameda para o jantar de amanhã(dia de s. valentim)EH Eh Eh.................

    ResponderEliminar
  2. Isso e que e conversa!!! Todos os solteiros que entrarem no Alameda sairem de la com namoradas!!! Sexta feira 13??? Onde??? Era sexte feira 13 se entrassemos no Alameda e as minis tivessem quentes...Logo para contrariar tudo o que o numero "13" indica o Alameda vai estar cheio de GAJAS boas!!!!! Daquelas mesmo BOAS que ao olharmos para elas dizemos: EPAAA AQUELA GAJA É MESMO BOA!!!

    Força Fernando!!! Parabens pelo blogue!!!

    ResponderEliminar
  3. Estava a ver que ninguem se lembrava de fazer um torneio de setas!

    Parabéns há organização, desta vez adiantaram se ao Penteadinho...

    Mas tenho umas duvidas:
    - Onde poderei fazer a inscrição?
    - Na Camâra Municipal? Nas Piscinas?
    - Fornecem as setas, ou tenho que as comprar?
    - Quem mete a moeda na maquina?

    ResponderEliminar
  4. epá...é mesmo sexta feira 13...não é que o sr aministrador das piscinas se deixou ultrapassar pelo nuno...isto é mesmo esquecimento...ou esgotamento de ideias...udagf

    ResponderEliminar
  5. O novo presidente federativo do PS, jose albano , afirmou na sua tomada de posse que o objectivo era ganhar as 14 camaras do distrito.
    homem com ambiçao este albano!pois so tem 4 agora e aqui ao lado ganhou por 29 votos(foz coa).
    O engraçado foi ver o albano quando o socrates disse na guarda" o casamento civil entre homossexuais é uma bandeira do ps" e o albano lá bateu palmas enquanto a sala olhava uns para os outros!
    E o candidato á camara pelo ps-meda qual é a sua posição sobre o assunto?
    vai ser bonito ver o carneir pelas aldeias a explicar aos eleitores que o casamento civil de paneleir e fufas é uma bandeira do partido que o apoia!
    oh carneiro olhe que por estes lados nao á bichas a nao ser a entrar para o autocarro com os alunos e ate assim ja sao poucos!

    ResponderEliminar
  6. nem uma coisa nem outra.
    apenas uma questão de prioridades.
    o sr admnistrador, nem é dos piores, até tem inovado nas actividades culturais!!!

    ResponderEliminar
  7. já cá faltava...prioridades? será que o nuno por naõ sr (dr)não pode inovar? admitam que existem muitas pessoas com ideias...naõ têem é as mesmas oportunidades na vida...

    ResponderEliminar
  8. Outras efemérides numa sexta-feira 13 de fevereiro:
    - 1959, a primeira boneca Barbie, uma loira de proporções impossíveis de fato de banho preto e branco, faz a sua estreia numa feira de brinquedos na cidade de Nova York.
    - 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, para-quedistas japoneses invadem Palembang, na Sumatra.
    - 1875, a americana Edna Kanouse dá à luz cinco filhos, naquele que foi o primeiro nascimento bem documentado de cinco gemeos nos EUA.
    - 1858,os exploradores britânicos Richard Burton e John Speke, são os primeiros europeus a conhecerem o lago Tanganica, na Tanzânia.

    Cumps
    Pedro Lourenço

    ResponderEliminar
  9. estas pessoas da meda nao sabem mesmo k fazer pois o nuno fez um torneio de setas nao e k o 3ds esta a fazer o mesmo.por favor
    veja la se tem ideiais diferentes pois o nuno nao esta para sempre dar ideiais.
    estes bares?

    eu ate avisei

    ResponderEliminar
  10. afinal o nuno tem boas ideias sera k o que faz nas piscinas nao soa obras deles?

    ass:lobo mau

    ResponderEliminar
  11. Força nuno pois tu foste a cabeça daquela piscina
    sem ti por k estou aver nao aviam ideias?foste tu que fizeste daquilo um maravilha de lugar.
    Uma maravilha k niguem imagina pois eu vivia muito comtigo e adoreia pois tu es mesmo fixe.
    Ja agora o porque tu teres saindo?alguem me pode dizer?
    é que eu ja nao estou ai mas gostava muito do nuno das piscinas.

    assi:maf

    ResponderEliminar
  12. Boa noite!
    Relativamente ao anónimo do dia 13 de Fevereiro de 2009 21:54, isto só mostra o atraso de mentalidades em que a Mêda está. E não me estou a referir a politiquices ou cores partidárias, acho que os homossexuais são pessoas iguais às ditas "normais"(heterossexuais), só têm é uma opção sexual diferente. E se quer que lhe diga, acho que na nossa terra existem sim homossexuais, só que se escondem com medo de represálias por parte de um povo ignorante. E se são pessoas que pagam os seus impostos e contribuições, como cada um de nós porque é que não podem ter os mesmos direitos que qualquer cidadão português?!
    Achei o comentário um tanto ou quanto xenófobo…
    Aproveito desde já para, congratular o Fernando Lopes, pelo blog, mas também pela coragem, determinação e pelos temas apresentados neste blog.
    Saudações académicas
    CM

    ResponderEliminar