quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Almirante Gago Coutinho...


Carlos Viegas Gago Coutinho

Um dos aviadores que "deu" nome à nossa Avenida principal faz hoje 50 anos que faleceu.

Deixo aqui parte dos seus dados biográficos.

"Nasceu às 3:30h da madrugada, no bairro lisboeta da Ajuda. De família humilde, não pode frequentar, como desejava, o curso de Engenharia na Alemanha e ingressou, aos 17 anos, na Marinha Portuguesa, onde progrediu rapidamente.
Distinguiu-se como cartógrafo e geodeta a partir de 1898, quando de sua primeira comissão em Timor. Até 1920 levantou e cartografou não apenas aquele território mas também o de São Tomé e Príncipe, o de Angola e o de Moçambique, estabelecendo vértices geodésicos e determinando coordenadas em missões científicas onde conseguia precisões notáveis, devido ao seu rigor e dedicação à missão que lhe fora confiada. Respondeu pela delimitação definitiva da parte norte da fronteira entre Angola e Zaire.
No decurso destes trabalhos fez a pé a travessia da África, onde conheceu Sacadura Cabral. Este incentivou-o a dedicar-se ao problema da navegação aérea, o que levou ao desenvolvimento do sextante de bolha artificial, posteriormente comercializado pela empresa alemã Plath com o nome "Sistema Gago Coutinho"[1]. Juntos inventaram ainda um "corretor de rumos" (o "plaqué de abatimento") para compensar o desvio causado pelo vento. Para testar essas ferramentas de navegação aérea, realizaram em 1921 a travessia aérea Lisboa-Funchal.
Assim preparados, em 1922, no contexto das comemorações do centenário da Independência do Brasil, os dois aviadores realizaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, sendo recebidos entusiasticamente em várias cidades do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife), bem como no regresso a Portugal.
Gago Coutinho recebeu largo reconhecimento devido a este feito, tendo sido condecorado com as mais altas e prestigiosas distinções do Estado Português, e várias condecorações estrangeiras.
Em 1954 a TAP convidou-o para um voo experimental ao Rio de Janeiro em um DC-4, antecipando a futura linha regular que se estabeleceria em 1961.
A partir de 1925 dedicou-se à História Náutica, tendo desenvolvido vasta obra de investigação científica, publicando significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, "O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama" e a sua versão de "Os Lusíadas". Vários de seus trabalhos encontram-se compilados na "Náutica dos Descobrimentos".
Como reconhecimento de sua obra, foi nomeado director honorário da Academia Naval Portuguesa em 1926, e distinguido como piloto aviador. Retirou-se da vida militar em 1939.
Correspondeu-se com grandes nomes da história da aviação da época como Alberto Santos Dumont, apoiou Sarmento de Beires e João Ribeiro de Barros.
Pertenceu ao Grande Oriente Lusitano da Maçonaria Portuguesa e foi sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, onde foi responsável por várias secções.
Foi elevado a Almirante no último ano de vida. Faleceu no dia seguinte a completar 90 anos."

12 comentários:

  1. Boa tarde,
    nascidos nesta data:
    1899, Antonio Aleixo, poeta popular portugues
    1933, Yoko Ono Lennon, musica e artista de vanguarda japonesa, viuva de John Lennon
    1947, Carlos Lopes, atleta portugues campeão olimpico da maratona em Los Angeles 1984.
    Cumps
    pedro Lourenço

    ResponderEliminar
  2. Hoje estive a ver o jornal Nova Guarda desta semana.
    Ena pá estavam lá mais diregentes do ps dos outros Concelhos da Guarda do que do Concelho da Meda!!
    Porque será?
    Será que os do ps-meda serão timidos? ou serão envergonhados? ou têm vergonha de aparecer em eventos?
    Seria bom aparecerem e dignificar o partido que representam!
    Sabem, neste evento o importante era a homenagem a todos aqueles que semana a semana dignificam o desporto distrital, e nao como o um anonimo frustrado referiu aqui....comer á pala...mostrar a gravata nova..."
    Quero dar os parabens ao homenageado da nossa terra, o " Batata" e tenho a certeza que vai voltar em força para ajudar o scmeda com os seus golos e engrandecendo a nossa cidade.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente, o que anda a fazer o presidente da concelhia do ps? a essa hora devia estar a fazer alguma queixa de alguem que é para o que ele serve, a ver se depois destas eleições volta para o anonimato e esquecimento.

    ResponderEliminar
  4. O presidente da concelhia do ps também é contra o futebol, só é contra e critica, quem nunca serviu a causa pública em nenhuma instituição, porque se as pessoas da meda fizerem um esforço de memória, interrogam-se o que já fez esse senhor em prol do associativismo, quer passar do anonimato para o estrelato.

    ResponderEliminar
  5. O armando com esse senhor presidente da concelhia do ps não vai a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  6. o que a inveja faz... deixem os homens de valor da meda mostrarem o que valem!

    ResponderEliminar
  7. Meus amigos,
    Porque é que tanto criticam o presidente da concelhia do PS?
    Quando todos sabem que é o unico na vareação que tem projectos para o nosso concelho e é o unico opositor das más politicas do Dr. Mourato.
    Porque é que não dão uma oportunidade ao Mario para poder provar que é melhor que o Mourato?
    Têm medo que seje melhor?
    Cumps socialistas.

    ResponderEliminar
  8. Inveja? Só se tem inveja de alguém que tem algum valor, não é o caso.

    ResponderEliminar
  9. MAS A MODA PEGOU....AGORA TUDO TEM GRANDES VALORES...EU AINDA NÃO VI NADA...MAS O QUE É O PRESIDENTE DA CONCELHIA DO PS????ATÉ PARECE QUE É ASSIM UMA PESSOA IMPORTANTE...NÃO FALA COM PRATICAMENTE NINGUEM QUE NÃO SEJA DO PARTIDO DELE...ISTO É QUE SÃO PESSOAS DE VALOR?????ORA BEM BEM.....

    ResponderEliminar
  10. Esse presidente da concelhia do ps que quase ninguém conhece quer passar de um momento para o outro do anonimato para o estrelato, não consegui ainda ver qualquer qualidade ou mérito nesse senhor, armando estou consigo mas não sabe no perigo em que se meteu.

    ResponderEliminar
  11. armando o povo até gosta de si....mas as companhias...bem mas espero que tudo isto que se diz não corresponda á verdade....cuidado há pessoas que não são puras como o armando...mas confio em si........

    ResponderEliminar
  12. Não entendo como é que o armando se rodeou de gente com tão poucos atributos, a começar pelo presidente da concelhia do ps, por isso é que prevejo uma grande derrota do ps, ou seja medalha de bronze (3ºlugar).

    ResponderEliminar