sábado, 21 de fevereiro de 2009

"O Perfume do Poder"


No ano de 2004 fui nomeado pelo Senhor Presidente da Câmara, Dr. João Mourato, seu Chefe de Gabinete, cargo que ocupei até 2008, altura em que, como sabem, me demiti.

Desde então, até hoje, muitos acontecimentos suscitaram críticas, construtivas e destrutivas e, assim, surge este blog, com o qual pretendi criar um espaço “nosso”, isto é, um espaço de cidadania, sendo que, cada vírgula de todos os “post” por mim editados zelam o dever de reserva ao qual fiquei vinculado desde o primeiro momento de exercício do cargo supra mencionado até sempre.

Assim, consciente e propositadamente, guardarei para mim episódios, acontecimentos e citações, susceptíveis de lesar a privacidade de cada um em particular e de todos no geral.

Depois de ter referido as minhas limitações éticas, sinto-me com legitimidade para, em consciência, divulgar o que é do meu conhecimento e experiência profissional sobre o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mêda, Dr. João Mourato, salientando, antes de mais que o respeito, a lealdade institucional e humana (mas nunca a subserviência) foram, e são para mim, dois vectores primordiais dos quais muito me orgulho de ter “imprimido” na referida função.

O Sr. Presidente, Dr. João Mourato, foi durante todo o tempo em que o segui de perto, essencialmente, um político sério cujo desejo inabalável era o poder, isto é, o seu lugar, em qualquer circunstância e/ou momento nunca foi o limite de um círculo mas o seu centro /com tudo e todos a girar à sua volta.

Esta característica do Sr. Presidente dificultou e, muito, a comunicação e/ou o trabalho desenvolvido com o mesmo, pois a aproximação daquele ao “outro” seja ele quem fosse sempre, a partilha de ideias, projectos, saberes, preocupações e, até sentimentos – pese embora todos os esforços por mim desenvolvidos – sempre foram praticamente nulos.

Daqui, ressalvo, claro os famosos anos eleitorais, durante os quais “tudo valia e/ou vale”.

Atitude que, com o devido respeito, nada o beneficiou e/ou beneficia enquanto presidente de câmara.

Foi e/ou é talvez dos políticos que conheço – e/ou conheci – em toda a minha vida aquele, que mais capacidade tem em resistir à dor, ao sofrimento e à crítica dos seus adversários políticos, e não só.

Realça-se a capacidade – acima da média – de transformar derrotas em vitórias, e vitórias em derrotas se estas, forem dos seus colaboradores ou adversários (se bem que nunca cheguei a entender, se para o mesmo este são sinónimos ou antónimos).

De negativo revelou, não raras vezes, falta de capacidade de trabalho, de organização, de planeamento, de rigor, de isenção, de projecção.
A sua maior dificuldade se não mesmo incapacidade foi, sem dúvida a “gestão de pessoas” o que, claramente, se reflecte no estado deplorável e de “anarquia” em que se encontram (com uma ou outra excepção) todos os serviços da nossa autarquia.

Outro aspecto, a meu ver negativo, da gestão autárquica do Sr. Presidente é, sem dúvida, a falta de confrontação de quem lhe faz chegar “mensagens” completamente desvirtuadas da realidade.

Na verdade, não me recordo – não por vício de memória mas por inexistentes –, ter visto o Sr. Presidente chamar, um qualquer funcionário, que tenha sido alvo de alguma “injúria e/ou difamação” a nível profissional ou mesmo pessoal, para apurar a verdade dos factos.

Bem pelo contrário.

A imparcialidade, a conduta pautada pela rectidão e pela descoberta da verdade dos factos, nunca foram, a meu ver, o essencial para o Sr. Presidente, motivo pelo qual, não me restam dúvidas que pessoas sem valores e/ou capacidades, mentirosas e intriguistas são e serão as mais valorizadas pelo Sr. Presidente da nossa autarquia, que julga e age, sempre, pelo que ouve o que, como todos sabemos raramente corresponde à verdade.

Continuará esta velha estratégia a funcionar? Acho que não!

Cumpre-me, assim, deixar aqui uma nota de agradecimento talvez até admiração a alguns, bons funcionários, políticos ou colaboradores que a nossa autarquia ainda tem.

Na minha opinião foram e são devidamente “desaproveitados”, por questões de “intriga política”, e conveniência de outros (poucos) que são péssimos funcionários/colegas mas, felizmente identificados, por todos os que são óptimos profissionais e que, nestes três anos, me ajudaram e, por vezes até, aturaram.

E este agradecimento, serve também para lembrar o Sr. Presidente que a palavra “obrigado” existe e é bonita de dizer, ouvir e sentir quando sincera.

O Sr. Presidente que conheci alimenta-se do “perfume do poder” sempre com o mesmo objectivo: mais poder.

Este é um “perfume”que embriaga e distrai e que, quase por regra, torna as pessoas insensíveis e incapazes sequer de perceber que, à sua volta, se movimentam seres humanos, com vidas próprias, famílias, dificuldades, felicidades e pequenos prazeres, tão importantes, às vezes, como as grandes conquistas.

Os aspectos negativos supra mencionados não desvanecem contudo a enorme capacidade intelectual, de alguém cuja passagem pela política autárquica do nosso concelho nunca, por mim, e eventualmente outros, será esquecida e que, além do mais fez muita e boa obra, graças às quais, ganhou seis eleições autárquicas.

Assim, sem necessidade de mais considerandos sobre o Presidente e homem que conheço e atendendo à conjuntura política futura, será até muito fácil, para mim, prognosticar, sem grandes hesitações, uma não recandidatura, do mesmo às autárquicas de 2009.


Espero desta forma linear, ter esclarecido, um pouco mais, as motivações que fundamentaram o meu pedido de demissão.

Ainda bem que o fiz, até para eu próprio perceber que há mais vida para além da política, e que a actividade no sector privado é tão ou mais aliciante que a vida pública, e, assim, deixando o lugar disponível, para outros, que, eventualmente, consigam melhorar ou alterar, o que de mal vai naquela câmara.

Faço aqui ”mea culpa” por não o ter conseguido, pelo menos, em tempo útil do “eu”.

Termino, por agora, com esta dúvida: ter a coragem de sair de um lugar e dar a oportunidade a outros para fazer o que percebi já não conseguir será “cuspir no prato onde comi”?

Eu já sei a resposta.

Para muitos o tempo responderá.

Até lá serei apenas um eleitor atento.

To be continued…

Eu até avisei…

71 comentários:

  1. Olá Fernando,
    Ora aí está o que muita gente esperava, inclusivamente eu, mas certamente por outros motivos!
    A palavra "obrigado" tem várias definições. Se é usada como um adjectivo poderá significar:imposto por lei, uso ou convenção;coagido;forçado;necessário;grato;reconhecido;agradecido;sujeito a dívida. Mas também pode ser uma interjeição e nesse caso significa agradecido!. De acordo com o teu texto parece-me que te referias à interjeição mas se calhar muita gente pensa na palavra "obrigado" como um adjectivo e não quer, de maneira alguma, estar sujeito a dívida...
    Finalmente gostava de dizer que para mim ter a coragem de sair de um lugar e dar a oportunidade a outros para fazer o que percebeste já não conseguires é sinónimo de humildade e não “cuspir no prato onde comeste”.
    Mais uma vez PARABÉNS por tudo o que fizeste e continuarás a fazer.
    Cumprimentos
    S.C.

    ResponderEliminar
  2. Todos conhecemos relatos de abusos do Dr Mourato que por ser presidente da câmara julga que é dono do presente e do futuro das pessoas que nela trabalham ou dependem!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Dr. Mourato por tudo o que tem feito pela Meda, e não se deixe intimidar por pessoas sem valor politico-social.

    ResponderEliminar
  4. Eis dois assuntos que merecem um post: valor político e comportamentos sociais. Atreve- te fernando!, mostra- nos quem é que tem valor político.
    Força e um abraço

    ResponderEliminar
  5. O Fernando tem valor politico-social, eu não me referia a ele, não baralhem as pessoas.

    ResponderEliminar
  6. O Fernando é um psd de gema e nestas eleições penso que ainda vai dar uma ajudinha.

    ResponderEliminar
  7. Caro(a)amigo(a)
    Efectivamente pensa muito bem.
    Na verdade, ontem, hoje e sempre estive, estou e estarei disponível para ajudar a minha terra na qual ainda tenho a minha residência e para sempre as minhas raízes.
    No entanto, para tanto e seguindo o pensamento deste post sempre será necessário uma política diferente da actual e, por consequência, pessoas capazes de a executarem.
    Assim, acredito que só desta forma conseguiremos acompanhar as exigências autárquicas do século XXI.

    Cumprimentos

    Fernando Lopes

    ResponderEliminar
  8. O GRANDE PROBLEMA CONTINUAM A SER: OS POLÍTICOS QUE NÃO SABEM OU NÃO QUEREM FAZER MAIS NADA...
    TEMOS UM GRANDE DESAFIO PELA FRENTE, ARRANJAR UMA ALTERNATIVA AO ACTUAL PODER NAS AUTÁRQUICAS DE 2009.
    CONCENTREMO-NOS NAQUILO QUE DE FACTO É IMPORTANTE: TRABALHO,TRABALHO, TRABALHO MAIS TRABALHO E AINDA MAIS TRABALHO...
    EU AVISEI

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que o anónimo das 14h56m tem toda a razão, o Fernando Lopes é dos políticos mais humildes com quem privei.
    Talvez por isso seja tão invejado.
    Por mim e pelos meus, continuará a ser admirado, só eu sei, o quanto nos ajudou e isso não tem preço.
    Obrigado Fernando.
    FAC

    ResponderEliminar
  10. O Fernando vai ter um papel importante, depois das eleições deste ano, ajudar o psd e o candidato que depois já não pode ser o dr. Mourato, para que a camara continue a ser psd e eu já prevejo qual é o candidato do psd.

    ResponderEliminar
  11. só para dizer que faço minhas as palavras do Fac.
    o fernando é uma pessoa fiel aos seus principios e nunca deixa cair os seus amigos.
    ANONIMO

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde!!!

    Fernando, como sabes não estou diariamente no concelho da Mêda e como tal, não presencio a realidade política vivenciada por todos vós.
    No entanto vou-me apercebendo de certas coisas que por aí vão acontecendo, e a verdade é que do pouco que conheço de ti, não poderia deixar de afirmar que sempre te considerei um Homem com visão de futuro e preocupado com os problemas reais dos medenses.
    No que toca às tuas capacidades enquanto político, devo dizer-te que por vezes fiquei um pouco perplexa com alguns dos comentários postados no teu blog, afinal de contas o teu curriculum fala por ti.
    E para aqueles que dizem à boca cheia que és mais um do grupo dos tachistas, importa aqui dizer que aquando da tua saída do município, não ficaste à espera que algo te caisse nas mãos, foste à luta!!!
    Haverá melhor exemplo de capacidade de regeneração que o teu???

    Não queiram continuar a ser a terrinha do fim de semana ou das férias, acreditem nas vossas potencialidades!!!!

    É preciso pôr a Mêda a bulir....

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Li com muita atenção este post do sr fernando lopes.
    Na politica e na vida a divergencia de opiniao é um direito que pertence a todos.
    Evidentemente que enquanto assessor e chefe de gabinete traçou estrategias e decisoes para o bom funcionamento da cmm. umas foram aceites outras não, mas a vida é assim.
    Todos devemos saber como é dificil "chefiar" pessoas...se o chefe é bom passado pouco tempo o respeito é nulo se o chefe é mau ...deixo os termos para o vosso pensamento...mas a vida é assim.
    Fala em politica do vale tudo...ou quase tudo... mas isso o sr sabe bem que é assim pois com os cargos politicos nacinais e distritais que ocupou sabe bem como tudo funciona aqui e em qualquer lugar.
    Achei interessante quando refere "...Foi e/ou é talvez dos políticos que conheço – e/ou conheci – em toda a minha vida aquele, que mais capacidade tem em resistir à dor, ao sofrimento e à crítica dos seus adversários políticos, e não só."...mas isso aprende-se com os anos na politica, o caso do seu amigo santana lopes é disso um verdadeiro exemplo...quantas e quantas vezes já o deram como terminado no entanto renasce e sempre mais forte, o que a mim me parece bem.
    Todos temos defeitos e virtudes mas por vezes as pessoas olham mais para os defeitos de cada um.
    O "Perfume do poder" um bom titulo para o proximo filme do sr pedro vasconcelos...sabe bem que só aqueles que nunca o experimentaram é que nao gostao do seu aroma!
    Fico contente em saber que foi, é e será sempre psd...tambem sabe que o psd um dia vai precisar de si...podia ser ja agora...mas não com a decisão que tomou...
    Recandidatura ou não em breve saberemos... mas ainda considero que terá margem para uma vitoria eleitoral...
    Saiba sr fernando que foi com magoa que o vi abandonar mas o sr é que sabe da sua vida e eu sei da minha!
    Um abraço
    PPD/PSD

    ResponderEliminar
  14. A vida é feita de escolhas...todos nós escolhemos os caminhos que fazemos ao longo da nossa estadia por aqui...tem é que ter consciência das consequências das nossas escolhas...
    No meu singelo ponto de vista, até porque como já referi não pertenço à classe política, acho que o actual Presidente da Câmara se cingiu a escolher o caminho que achou que poderia traçar ao longo de todos estes anos...Naturalmente quando chegou, estava repleto de ideias inovadoras para as mentalidades vigentes...ou seja, chegou sem dificuldade onde queria chegar, ao poder.
    Mas o problema deste poder é que quando se é demasiado idolatrado, esquece-se mais facilmente de onde se veio e do que custou a chegar ao fim...Não foi só a sede de poder que fez com que tudo isto se tornasse num culto da ditadura...foi a atitude das pessoas que lá o puseram...A inteligência de quem manda foi tão grande que deixou de criar infra-estruturas importantes para a cidade de Mêda para que os poucos que insistem em investir a sua vida aqui dependessem das suas ideias, imposições e posições...
    E o pior de tudo isto é que os cidadãos insistem em ser vassalos de todo este sistema...
    É triste pensar que temos que sair deste buraco para arranjar algo onde nos possamos sentir bem, dado que qualquer opinião contrária à autoridade vigente é falada, distorcida e completamente punida por quem depende desse senhor.
    Também tenho pena que, depois de tanto tempo a viver isto, as pessoas não sejam capazes de abrir os olhos e tomar uma atitude, dado que pelo pouco que vejo, a oposição pouco ou nada faz para travar esta efeméride...
    Mais uma vez apelo a abertura de mentes e relembro que em 1974, o estatuto de liberdade se tornou um dado adquirido em todo o país e a cidade de Mêda não é excepção.
    Apelo também que, se os ventos do poder mudarem de feição, algo que eu neste momento duvido sinceramente, quem vier olhe bem para o que não há...e menos para o que existe.
    Está na hora de unir esforços e apostar no interior, na nossa terra, na nossa cidade...temos que criar condições para os poucos jovens que cá habitam e que de cá não querem sair...mas que também não querem depender dos tachos camarários...querem trabalhar dignamente, com os agradecimentos merecidos e poder deixar algum legado futuro. Jovens Medenses que têm condições para levar a Mêda a bom porto...
    Mais uma vez Fernando provaste a dignidade de que és feito.

    Até Breve
    Micas Amarela

    ResponderEliminar
  15. Tem uma grande margem para ganhar as eleições e seria uma injustiça o dr. Mourato não ganhar as eleições por tudo o que tem feito pelo concelho da Meda.

    ResponderEliminar
  16. Companheiro Fernando
    Devo antes de mais dizer-lhe que li, com admiração e indignação o post de um anónimo datado de 22 de Fevereiro, pelas 19h33 e, pese embora, visite este site diariamente, não resisti comentar o mesmo.
    Vejamos.
    1 - Divergência de opinião difere, em larga medida de decisões "erradas", isto é, susceptíveis de prejudicar a vida de cada medense.
    Aqui residiu a grande diferença que acabou por gerar incompatibilidade no exercício do seu cargo de chefe de gabinete.
    Na verdade, pensem que “tachista” seria se, não concordando com as decisões do seu “patrão” permanecesse a auferir o seu salário e a dizer “ámen” a quem manda.
    Nada seria mais fácil.
    No entanto, não o conseguiu e, em oposição ao “vale tudo”, até contra tudo e todos demitiu-se em nome das suas raízes, educação e valores.
    2 -"Chefiar pessoas" é, essencialmente, a nobre e difícil tarefa de descoberta do equilíbrio entre a distância e a proximidade, é saber ser líder.
    Ora, tal não está ao alcance de todos como, efectivamente, já se encontra demonstrado que não esteve e não está nos tempos hodiernos ao alcance do Dr. Jão Mourato.
    E, a quem não o alcança restam dois caminhos….admitir a obra feita e deixar o cargo ou optar pelo “quero, posso e mando” sem saber muito bem porquê.
    A ultima é gravíssima, designadamente, quando em causa esta um cargo de autoridade e decisivo para a vida de pessoas.
    Daí a urgência de MUDANÇA.
    Acho desprezível conseguir afirmar, ainda que à margem do anonimato, que só aqueles que nunca o experimentaram é que não gostam do aroma do perfume do poder.
    E, no que concerne ao Dr. Pedro Santana Lopes, não faço ideia do que fala quando escreve que já o deram por terminado.
    Na vida deste senhor nunca existiram pontos finais apenas e só virgulas.
    O caro amigo anónimo anda com falta de conhecimentos, antes de mais de pontuação e depois claro de politica quando pretende comparar o que não tem comparação possível.
    Por ora, para terminar e conhecendo o Fernando bem de perto, duvidas não me restam de que se demitiu do cargo que sabiamente ocupou como chefe de gabinete, porque não faz parte da sua vida, ainda que politica, a "politica do vale tudo" que tanto agrada ao actual presidente que até a admite.

    Vitoria eleitoral? Não duvido, pese embora, a certeza de que os quatro anos seguintes serão vazios de conteúdo, de qualquer progresso a qualquer nível e apenas e só para satisfazer os prazeres pessoais de orgulho e vaidade de quem, como o Dr. João Mourato é incapaz de deixar uma porta aberta e dar a mão a quem com juventude, ideias e princípios inicie novo trabalho.

    Magoa???
    Não me admira.
    Na verdade para o Fernando que todos conhecemos as gentes medenses e a evolução do concelho respectivo fazem parte inalienável da sua vida.
    Com a sua demissão quem perdeu foi, claramente, o Dr. João Mourato e, por consequência, o concelho em geral pois a força de vencer e o valor daquele, por si só, são suficientes para novas oportunidades, ambições e projectos.
    Caros amigos eleitores não permitam que a Meda continue esquecida e que quando alguém fala da Meda, continuem por Portugal a dizer: “essa é a terra a cujo o nome falta um "r"”.

    Saudações Laranjas.
    Mindokitinhas

    ResponderEliminar
  17. Todos falam ninguém acerta.
    os medenses andam, cantando e rindo, pois todos falam mal do Mourato, mas no final a cruzinha no boletim de voto é sempre para o mesmo!!!!
    Os medenses andam contentes, pois ganham um ordenado miseravél como funcuonários da autarquia, com empregos precários e a prazo, mas lá vão continuando a votar no mesmo!!!
    TENHÂO VERGONHA.
    PONHAM ESTE HOMEM DAQUI PARA FORA.
    DEVOLVAM A MEDA AOS MEDENSES.

    ResponderEliminar
  18. Se o ps ganhasse a camara, aumentava o ordenado aos funcionários, que ignorancia, quanta raiva vai nalgumas pessoas, esses ps devem levar uma valente derrota, para bem da Meda.

    ResponderEliminar
  19. Parece-me que o anónimo das 17:21 não percebe muito bem o que lê. Quem é que falou em aumentar os ordenados aos funcionários da câmara? Não é que alguns não mereçam!!!Eu conheço a lei, quanto a si já não sei...
    Vamos ver de quem será a derrota desta vez......

    ResponderEliminar
  20. andam cheiinhos de medo...estão assim tão nervosos...

    ResponderEliminar
  21. Muito bem respondido. Força Armando

    ResponderEliminar
  22. Quando é que a candidatura do Armando Carneiro, dá sinal de vida? Ou já se esqueceram que é o PSd que está no poder e o tempo joga a favor deles!
    Vamos lá embora, temos de mostrar ao eleitorado quem é a alternativa ao desgastado mourato e daqui apouco não há tempo.

    Municipe

    ResponderEliminar
  23. A verdade Li, é que para pormos a "Meda a Bulir" temos de "bulir" primeiro, com os actuais políticos...eh eh eh

    ResponderEliminar
  24. Caros Medences está na altura de uma vez por todas votarem nas pessoas e nas suas capacidades para o bem das populações locais. Quando forem as alturas das eleições o voto será orientado npara os projectos apresentados e não para as cores políticas, que, como já sabemos, hoje inimigos, amanhã grandesd amigos.

    Basta de tantas vinganças pessoais, directas e e indirectas. Por isso apelo a todos vós que este seistema que tem vigorado, com base no medo, ameaças e "tachos" tem que acabar. Quem manda na Mêda somos todos os Medenses, NUNCA o Dr. Mourato. É altura de se escutar o povo e trabalhar em conunto para o bem de todos nós. A ditadura já acabou à muito. Na minha opinião está na altura de alguma coisa mudar, senão meus amigos, nunca mais sairemos da "cepa torta".

    NÃO TEMAM O DESCONHECIDO!!!!!

    ResponderEliminar
  25. CALMA...POIS ASSIM MAIS OS ENERVA...E NA HORA OPORTUNA TODOS SABERAÕ... POR ESTAR NO PODER O TEMPO NÃO JOGA A FAVOR PELO CONTRÁRIO...DESGASTO-OS...E QUASE NAÕ TÊEM POR ONDE SE PEGUE ....

    ResponderEliminar
  26. Boas....
    Podem-me explicar o que o sr. dr. mourato fez pela "cidade" de meda, para que desde os censos de 1991 para os censos 2001, o concelho perdeu 1230 habitantes? Concerteza nao foram 1230 obitos! Pensem o que este homem tem feito realmente pelo concelho!....
    Postos de emprego ou de trabalho é a camara o principal empregador!!! com contratos a prazo curto e pessoas com grandes familias, para agarrar mais votos!!!!
    Realmente so quem ta com tachos na Camara, e tem medo de os perder é que apoia esse senhor!!!!
    E pensem que os votos nao sao pelos partidos, e sim pelas pessoas que por eles concorrem, que no fim os partidos nunca agradecem!!!!

    Abraço a Todos os Medenses

    ResponderEliminar
  27. "perfume do poder"...fragância não recomendada...mas gostei da metáfora...a química entre o perfume e a nossa pele faz da escolha e do uso do perfume uma arte ou um desastre...e em "desastre" se transformou a obcessaõ do poder do dr mourato...querendo dominar tudo e todos... sem olhar a meios.....já várias vezes referi neste blog a sua coragem ao demitir-se de um cargo que sabiamente ocupou pois essa política do vale tudo não fazia parte da sua dignidade...e a todos mostrou a sua grande HUMILDADE e nunca "cuspir no prato" como muitos apregoavam...por isso AMIGO sei que é um HOMEM com visão de futuro e sempre procupado com os problemas de todos nós MEDENSES dos quais orgulhosamente sei que faz parte sei que vamos encontrar pessoas capazes de fazer uma política diferente da actual e onde o meu AMIGO estará disponível para ajudar...parabéns por o que fez e acredito que continuará a fazer...um dia a gente fala...

    ResponderEliminar
  28. é com muito orgulho que vários municipes apoiantes do sr mourato dizem que durante o "reinado" dele se produziram inumeras obras no concelho que permitiram um grande desenvolvimento;isto é verdade.Mas penso que é a obrigação de qualquer presidente da camara, aplicar os fundos que lhe são atribuidos pelo estado.Quero com isto dizer, que, o que o sr mourato fez por esta terra, ao nivel de infraestruturas, qualquer pessoa o faria, basta aplicar o dinheiro!por isso nao "enDeusem" este senhor, que só desuniao trouxe a esta terra de boa gente.

    ResponderEliminar
  29. Contagiou de tal forma as pessoas(algumas)que agora só andam bem a dizerem mal umas das outras(como ele quer e lhe da jeito para reinar)
    É obvio que enquanto andarmos constantemente a cair nesta armadilha que ele nos montou a varios anos nunca teremos progresso nem no concelho nem intelectual. por isso é chegada a hora de darmos oportunidades aos homens e mulheres da nossa terra que ainda podem e querem fazer alguma coisa de diferente.

    tenho dito

    ResponderEliminar
  30. Eis o exemplo acabado da antítese de “quem te avisa teu amigo é”

    Apesar de dos laboriosos e bem argumentados esforços, é indisfarçável o revanchismo patente neste blogue. A Causa não é as ideias, mas sim as pessoas.

    "Pessoas comuns falam sobre coisas;
    Pessoas inteligentes falam sobre ideias;
    Pessoas medíocres falam sobre pessoas."

    Poeticamente descrevo este covarde e hipócrita manifesto com um poema de António Aleixo:

    "Sei que pareço um ladrão... Mas há muitos que eu conheço... Que, sem parecer o que são, São aquilo que eu pareço."

    Eu não aviso, nem avisei… mas afirmo: chega de palermices, não basta que se afastem os (ir)responsáveis, é necessários que desapareçam os seus subservientes seguidores (arrependidos ou não) incluindo os que, como tu, e à semelhança do bíblico “bom” ladrão se redimem de uma vida de pecado perante a promessa do Paraíso…………………

    Ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  31. Também existem bloquistas na meda!?
    Ou será um poeta!?

    ResponderEliminar
  32. Li com muita tenção o teu post.
    Não conheço, com compreenderás, o que se passa na Meda em pormenor.
    Tenho ao longo dos anos ouvido,e sei que sabes através de quem,muitas histórias e episódios sobre a personalidade do dr Mourato.
    Mas não me pronuncio.
    Apenas constato que o diagnóstico que fazes não se esgota no dr Mourato nem na cãmara da Meda.
    Existem fenómenos assim um pouco por todo o lado.
    E por isso sou hoje completamente favorável á lei que limita os mandatos dos autarcas.
    Porque o ser um bom presidente ao longo de x mandatos não significa que se seja um bom presidente a vida toda.
    E como a esmagadora maioria tem dificuldade em definir o seu tempo de saída então que seja a Leia definir.
    Admito que nalguns casos,até bastantes,com perda para municipios e populações.
    Mas com evidentes ganhos na qualidade da democracia e da gestão autárquica.

    ResponderEliminar
  33. possivelmente este MEDENSE descontente foi aluno no seminàrio...mas esqueceu-se que quem ganhou o paraìso foi o "mau ladâo" ao arrepender-se do mal praticado...e todos nòs estamos a tempo do arrependendimento sem necessidade de "desaparecer"...meu amigo seja bem vindo quem vier por bem e todos são de valor para a mudança desta hipòcrisia...

    ResponderEliminar
  34. de bloquista, a poeta e a seminarista... que venha o ignorante e que escolha!!!! será que não se pode recorrer a um pouco de cultura e humor para falar de coisas sérias? caríssimos "bloguistas" ler é bom e faz bem a quase tudo... menos à ignorância :)

    Sugestão literária do dia: ler ou reler a Bíblia... caso não possua esta excelente obra literária na sua biblioteca também se pode socorrer do Evangelho Segundo Jesus Cristo do José Saramago (lá vem outro chamar-me de comunista lol) que, aliás, tem uma interessante reflexão acerca do tema. Afinal qual deles o mau ladrão? deixo o desafio.

    Medense Des...Contente

    ResponderEliminar
  35. bloquista... poeta... seminarista...que venha o ignorante e que escolha... Será que não se pode recorrer a uma "leve brisa" de cultura e humor para se falar de coisas sérias??? Deixo um conselho amigo: ler é bom e faz bem a quase tudo, excepto à ignorância e ao chico espertismo :)

    Deixo desde já os meus parabéns ao sr Cirilo, que não conheço, pelo comentário pertinente e construtivo que aqui introduziu, reforçando, eu, a ideia de que a renovação democrática se deve fazer em largo espectro, i.e., é útil e necessário fazer o downsizing (pt.wikipedia.org/wiki/Downsizing) de toda a pirâmide camarária e afins (ex: empresas camarária...)

    Sugestão literária do dia: reler (muito possivelmente ler) a Bíblia. Caso esta excelente obra não se encontre disponível na sua biblioteca, pode recorrer à leitura de Evangelho Segundo Jesus Cristo de José Saramago (lá vem outro chamar-me de comunista lol) que, aliás, aborda este tema numa perspectiva bem interessante

    Medense Des...Contente

    ResponderEliminar
  36. Quem não tiver a biblia sempre pode ir à nova biblioteca municipal ( não sei se já funciona ? )
    pois uma obra tão grande e inaugurada por sua exª o sr. Presidente da Republica, é vergonhoso estar fechada ao publico.

    ResponderEliminar
  37. (Resposta ao Medense Descontente das 00:45 do dia 26 de Fevereiro)

    Caro(a) Amigo(a),

    Obrigado pela sua participação neste espaço de cidadania e de discussão política.

    Laboriosa e argumentadamente, seguindo a linha do seu “ilustre” raciocínio, cumpre-me antes de mais, questionar-lhe o seguinte:

    Atendendo ao facto de no seu comentário referir, apenas e só, pessoas em qual dos grupos por si mencionados se inclui?

    No mais e, poeticamente, sou da opinião que na vida não basta parecer.

    Na verdade, é necessário também ser e eu, ao contrário de muitos, não conheço sequer a palavra ladrão.

    Neste conspecto, importa salientar que tal desconhecimento não se deve a falta de ensinamento mas a valores dos quais me orgulho de seguir.

    Efectivamente, o seu comentário não logrou avisar.

    Quiçá ou motivo.

    Quanto a pecados e paraísos, a minha vida é constituída por factos reais, responsavelmente, assumidos por mim e como medense orgulhoso aviso, o que no meu entender, é motivo de mudança.

    Assim sendo, urge a sua!

    Cumprimentos

    Fernando Lopes

    ResponderEliminar
  38. Huuummm... Cheira-me que antes das eleições ainda vamos ter mais uma inauguração da biblioteca. Mas está bem... uma coisa é a inaguração do edificio, outra completamente diferente é a do funcionamento.

    ResponderEliminar
  39. Fernando quer queiras quer não vais gramar o Mourato mais quatro longos anos.

    ResponderEliminar
  40. O Mourato é um homem cheio de charme. A Meda ama-o.

    ResponderEliminar
  41. pois....mas não vai ser sò o FERNANDO a "gramar"o dr MOURATO com pena minha....mas também o posso congratula;anònimo da 1.29..pois entendo que deve gostar da maneira como temos sido "governados"com o devido respeito pois vivemos numa "democrcia"(???)mas mesmo não acreditando ainda que ganhe mas na eventualidadede que isso aconteça tambem poderemos para sempre e para toda a vida libertar-mo-nos de tal EPIDEMIA mas o tempo e a vontade de todos nós o dirá....

    ResponderEliminar
  42. CHARME???com todo o respeito mas possivelmente já teria o seu "tempo" é como tudo....e a todos acontece...mas AMIGO FERNANDO deveria se ter preocupado mais na escolha da fotografia do sr DR... pois sinceramente...essa pouco "enriquece" o tal "charme" pelo contrário está com ar tão cansado...desanimado...quase a prever a derrota...será????

    ResponderEliminar
  43. Quero, desde já, agradecer a deferência de teres respondido aos meus comentários. O que prova, que este teu espaço, é de facto aberto ao debate e discussão de ideias e projectos. Devo também esclarecer que o comentário em questão não foi o primeiro postado neste blogue… os outros que fiz, embora anónimos, serão facilmente identificados pelos leitores mais atentos.

    Quero também esclarecer que a alusão ao “bom ladrão” se trata de uma linguagem metafórica, penso que isso ficou bem patente no meu comentário. Atribuíste mais valor ao acessório que à essência da metáfora! Assim, quando te referes ao “não basta parecer, é preciso ser”, eu seria intelectualmente desonesto ao pensar que tu, Fernando Lopes, és “a mulher de César”, penso que com isto encerro esta questão.

    Em que grupo me incluo? Para responder a esta questão, e parafraseando Irene Lisboa, notável escritora e pedagoga, “Queres ouvir? Eu conto.”. Eu incluo-me no grupo dos Medenses que estão fartos das mesmas caras, das eternas tricas pessoais e partidárias que vamos impavidamente assistindo ao longo dos anos. Estamos fartos de ouvir falar de progresso e de obra-feita, de blogues, de outdoors, de internet, de tachos e de panelinhas, de turismo, amendoeiras em flor, turismo rural, etc. Queremos ouvir falar mais de trabalho e menos de turismo.
    O interior do país, e em concreto o concelho da Mêda, não está disponível nem disposto a ser SÓ um Museu para ser visitado aos fins-de-semana, em períodos de férias ou nas mui famosas “pontes” tão populares em Portugal. Queria ouvir falar os governantes locais e os candidatos a sê-lo acerca das dificuldades em produzir e em colocar os productos produzidos neste concelho. Como rentabilizar o trabalho e a dedicação dos que trabalham no campo, produzindo azeite, amêndoa, vinho, fruta, batata, cereais, legumes, castanha, etc. Aquilo que vamos vendo é a falência dos agricultores, da adega, das cooperativas agrícolas como a “falecida” agro-meda. Sem a criação de postos de trabalho na agricultura, na indústria (inexistente) ou nos serviços como podemos fixar as pessoas e suas famílias no nosso concelho? Só então se justifica pensar em infra-estruturas capazes para servir as populações… só depois se pensa no turismo, quando muito, também ao mesmo tempo mas como segunda prioridade.
    É bem verdade que existem, no nosso concelho, algumas (poucas) empresas que garantem emprego e trabalho a alguns Medenses, pena é, que uma ou outra não tenham neste concelho a sua sede fiscal, seria interessante saber o porquê desse facto. Sem dúvida alguma, a empresa que melhor as representa é a Câmara Municipal e suas empresas, acredito mesmo, que num concelho com tão pouca oferta de emprego, essa é mesmo uma obrigação social do município. O que lamento é o critério de selecção, e mais lamento ainda que os “escolhidos” que não sejam obrigados a trabalhar, sentir-se-iam mais úteis e mais integrados… com certeza sabes do que estou a falar, pois, à semelhança de ti outros “brilhantinas” foram recrutados para lá “trabalhar”, critérios esses, no meu entender, de duvidosa seriedade.

    Em suma:
    1. “mais produção de amêndoa e menos turismo da amendoeira em flor” (metaforicamente falando)
    2. Não estou contra nem a favor de ninguém… estou em oposição a “Mouratos” e a todos os que gravitam em torno dele e/ou do poder, estou contra aqueles quem pensam que o que importa é vencer em detrimento e prejuízo do merecer. Neste conspecto, devo dizer que te incluo neste grupo, com a agravante de seres ainda um jovem e já possuíres vícios velhos.

    Espero ouvir todos os candidatos com as suas ideias e projectos para, assim, poder escolher aquele que melhor pode servir e desenvolver este nosso concelho. Uma coisa é certa, estou farto do passado recente e de todos os que directa ou indirectamente o representam ou representaram.

    Ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  44. Caro anónimo das 17:45
    Tanto rancor junto!
    Será que é por prever que o 3º da sua lista já não é eleito?
    Terá um bom resultado se eleger o 2º pois a lista do eng. Zeferino o 1º será eleito!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  45. este MEDENSE está mesmo "descontente"....mas afinal só ele é que é o bom? tanto ódio... bem...o ignorante é o que mais fala...mas como diz o provérbio...os sábios não dizem o que sabem; os tolos não sabem o que dizem...

    ResponderEliminar
  46. O descontente quer acabar com todos os políticos locais? É que dá a entender que todos os que estiveram na política com o mourato nenhum vale nada! E os funcionarios também nada valem fechará ele a câmara?

    ResponderEliminar
  47. Imaginem se esses senhores do ps ganhassem do que eram capazes, vamos dar-lhe a derrota que merecem.

    ResponderEliminar
  48. MEDENSE DESCONTENTE NÃO ESTAS SOZINHO À MAIS MEDENSES QUE PENSAM COMO TU.

    É PRECISO OLHAR PARA QUEM QUER TRABALHAR E VIVER NA MEDA.

    TU ESTAS PREOCUPADO COM OS MEDENSES E COM A SUA QUALIDADE DE VIDA... OS RESTANTES COMENTARIOS QUE VEIJO AQUI SO SE FALA DE POLITICOS... CÁ PRA MIM ANDAM POR AQUI ALGUNS POLITICOS PREOCUPADOS A DEFENDER O POLEIRO

    MEDENSE DESCONTENTE AMIGO, MUITOSMEDENSES ESTAO CONTIGO

    ResponderEliminar
  49. não julgue todos por si....porque é muito importante que vejamos as "coisas" com olhos sadios e não doentios e cheios de rancor....ainda existem HOMENS com muito valor e preocupados com o bem estar dos MEDENSES sem defenderem POLEIROS.....será melhor "tirarem os óculos de sol "para paderem ver tudo com outras côres.....conhece a história?....bem oportuna...

    ResponderEliminar
  50. Os garotos da época brilhantina.
    Um rapaz de Jeans, gel no cabelo, destacando-se pela sua autonomia, segurança, rebeldia e aventura.
    Ora, conhecendo de perto o companheiro Fernando Lopes, dúvidas não existem que efectivamente tendo em conta as caracteristicas ora referidas é um "garoto da época brilhantina".
    Acrescentando claro, o facto de ser um grande empreendedor em projectos e ideias, que por falta de melhor entendimento, o dr. João Mourato(meu amigo) não soube executar em tempo útil.
    Amigo Medense Descontente...
    Fala-me com brilhantismo, pá!
    Esquece essa tua...digamos...inveja ou dor!

    Mindokitinhas

    ResponderEliminar
  51. Alguém se convence que alguma vez seja capaz de existirem políticas sem políticos?
    É urgente que sejam políticos capazes e á altura de melhorarem a qualidade de vida dos medenses.

    Percebes ó anónimo das 9.56 de 1 de março?

    ResponderEliminar
  52. Não tenham medo rapazes (boys) o meu voto só vale um voto
    Pelo que vejo sou o único descontente... mas aflitos parece que há muitos... veremos :)

    ass: Medense DesContente

    ResponderEliminar
  53. descontente....invejoso...dôr...frustaçâo e tantos mais adjectivos para te qualificar...pois vai ficando para aí sózinho roendo as unhas...porque por este andar tu é que VAIS FICAR AFLITO.......VEREMOS

    ResponderEliminar
  54. Não gastem energias desnecessárias, elas, vão fazer falta para a campanha, aí sim, vamos gastar todas as nossas energias, para vencermos quem já nada tem para "oferecer" aos nossos conterraneos.
    O PSD, já não tem projecto e pelos vistos nem candidato, para vencer as próximas eleições.
    O mourato já era, foi razoável enquanto pensou!!!

    ResponderEliminar
  55. Estimado Fernando
    e todos os participantes neste blog,

    Após esta ausência, venho uma vez mais participar neste forúm, agora a propósito do Tema EDUCAÇÃO. Conforme tive oportunidade de comentar na minha primeira intervenção há algumas semanas atrás, deve ser dado um tratamento transversal a todos os temas dentro do GRANDE PLANO ESTRATÉGICO, SEMPRE COM O MESMO OBJECTIVO: POTENCIAR O CRESCIMENTO ECONÓMICO DA NOSSA REGIÃO, FIXAR AS PESSOAS, ATRAÍR NOVAS PESSOAS E INVESTIMENTO AO NOSSO CONCELHO.

    Para dar início a esta reflexão, e novamente na perspectiva de saber onde nos encontramos para saber para onde queremos ir, é imprescindível focarmos a nossa atenção nas seguintes questões:
    1. Em que ponto nos encontramos na actual reforma do Ensino?
    2. Qual o impacto na estrutura da Escola, isto é nos Professores e nas Pessoas não-Docentes?
    3. Qual o impacto no património edificado?
    4. Qual o papel das Associações de Pais?
    5. Qual o impacto desta reforma nos nossos ALUNOS?

    Com estas questões pretende-se identificar o conjunto de diferentes interesses envolvidos que padecem de responsabilidades de gestão a vários níveis.

    Quando digo interesses, refiro-me às diferentes partes interessadas: Autarquia , Governo-Ministério da Educação, ALUNOS, Professores, Pessoas não-Docentes e Encarregados de Educação.

    1.A reforma do Ensino actualmente em curso compreende a figura do Director da Escola, o qual depois de nomeado, por sua vez nomeia dois acessores, dando assim forma ao corpo de gestão da Escola. O Conselho Pedagógico vai sofrer alterações várias, nomeadamente ao nível da fusão de vários departamentos de uma mesma área científica num grande departamento, o que resultará na redução do número de elementos na sua composição. Por exemplo, a Física, a Química, a Matemática, as Ciências e a Informática são agora agrupadas dando origem ao grande Departamento das Ciências Exactas.

    2.Os Professores mantêm-se dentro da esfera de responsabilidade do Ministério da Educação, bem como toda a definição do currículo das nossas Escolas. O mesmo não acontece com as Pessoas não-Docentes cuja responsabilidade transita para a Autarquia.

    3.Na actual reforma sabemos que o património físico que compõe a Escola é agora responsabilidade da Autarquia, bem como a responsabilidade material pela sua manuntenção.

    4.Quanto aos Pais, temos a certeza que o seu envolvimento com o ambiente Escola se manterá, na medida em que continuarão a lutar pelos interesses dos nossos ALUNOS e das nossas Escolas, sob a figura da Associação de Pais ou ainda intervindo eles próprios quando assim o entenderem.

    5.O impacto destas reformas nos ALUNOS pode ser positivo, na medida em que ao recaírem na esfera de poderes da Autarquia, uma parte das responsabilidades de gestão está agora mais próxima da Escola. Contudo, esta nova realidade cria também novos desafios de gestão no plano da relação Autarquia-Escola-Governo, o que nas actuais circunstâncias me suscita sérias dúvidas quanto ao seu êxito.

    É claro que como qualquer outra Reforma, também esta se projecta nos mais elevados objectivos: oferecer melhores condições aos nossos ALUNOS para que estes obtenham melhor e maior aproveitamento escolar.

    Confesso porém que quero ir além da bondade desta reforma e da genuidade dos seus mais elevados interesses. Quero ir ao centro das necessidades e preocupações dos nossos ALUNOS.

    Para tanto, vou recorrer ao método que utilizei até aqui, perguntando:
    - Onde fica situado o nosso Concelho?
    - Que influências internas têm os nossos ALUNOS?
    - Que Influências externas têm os nossos ALUNOS?
    - Como está o desporto escolar?
    - Como são os laboratórios de Ciências, de Física e de Química das nossas Escolas?
    - Que meios tecnológicos estão ao dispor da nossas Escolas?
    - Temos os nossos Professores motivados?
    - Temos as Pessoas não-Docentes motivadas?
    - Temos os nossos ALUNOS motivados?

    Estas são algumas questões que creio dever dar resposta para podermos saber como a Autarquia pode ajudar a concretizar algumas destas melhorias.


    O nosso Concelho insere-se na região da Beira-Alta, pertencendo ao Distrito da Guarda e situado a norte da sede de distrito. Com uma população de aproximadamente de 7.200 habitantes distribuídos por 16 freguesias, a maior concentração de habitantes é na sede do Concelho com cerca de 2.000 habitantes. A área do Concelho da Meda é de cerca 292,00 Km2 e sua densidade urbanística é baixa.

    Do ponto de vista da economia local, o Concelho da Meda conta com algumas pequenas indústrias: transformação de granitos e mármores em bruto em produtos acabados, carpintarias, serração de madeiras, empresas de construção civil e de obras públicas, adegas de transformação da uva, lagares de azeite e panificadoras.

    Já no sector dos serviços, o Concelho tem oficinas do ramo automóvel, oficinas de serralharia, empresas de transportes de passageiros e de transporte de mercadorias, empresas especializadas em aquecimento e equipamentos eléctricos domésticos e indústriais, armazéns de materiais de construção, empresas prestadoras de serviços de máquinas com variados fins, comércio tradicional, uma superficie de comércio a retalho de média dimensão, serviços de cafetaria e de restauração, hotelaria e alguns projectos na área do turismo, farmácia, consultórios médicos, escritórios de advogados, bancos e companhias de seguros. A acrescentar temos ainda todos os serviços de carácter público como a Câmara Municipal, as Finanças, o Centro de Saúde, a Segurança Social, o Tribunal, as Conservatórias e Notário e ainda as Empresas Municipais.

    Quanto à Agricultura, a grande base são o vinho, o azeite e, em menor escala, a pastorícia.

    É neste contexto económico e em contacto com uma beleza natural única que os nossos jovens ALUNOS têm as suas primeiras grandes experiências. A localização do nosso Concelho, a sua dimensão e a sua economia de cariz marcadamente familiar, cria um ambiente e produz uma vivência bastante interessante na nossa população escolar, que quando associados à aprendizagem, à aquisição de conhecimentos e à busca de uma especialização, pode produzir óptimos resultados no futuro. Creio ser esta a resposta às duas primeiras questões.


    A questão do desporto escolar tem que ser devidamente analisada, pois considero-a de primordial importância. Desde já é necessário avaliar as condições das instalações e se necessário, haver uma pronta e eficaz resposta por parte da Autarquia para que as infraestruturas estejam aptas a ser utilizadas.

    Do ponto de vista da saúde, o exercício é extremamente importante quer no nosso desenvolvimento motor enquanto jovens em formação até atingir a idade adulta, quer do ponto de vista psíquico pela sua contribuição para o crescimento equilibrado dos nossos jovens.

    Por outro lado, na perspectiva do comportamento em grupo, é indiscutível o papel do desporto no desenvolvimento e exploração de valências tão importantes como o trabalho organizado e o trabalho de equipa, o espírito competitivo, a construção de tácticas, o conhecimento e avaliação do adversário, o exame objectivo dos nossos pontos fortes e pontos fracos e a definição de objectivos permanentes de melhora.

    Não me querendo alongar mais na resposta a esta questão, creio ter deixado fundamentado a importância do desporto organizado na Escola, o qual facilmente pode ser dinamizado com outras escolas, assim a nossa Autarquia considere dar resposta e contribuír ainda mais na ajuda da educação dos nossos ALUNOS.


    Quanto à questão dos laboratórios, embora desconheça as actuais condições das instalações, é para mim muito claro que a Autarquia deve dar dignidade a estes espaços de estudo, bem como dotá-los de todos os materiais necessários para que estas aulas tenham a qualidade desejada e se possam atingir os objectivos definidos no currículo.


    A questão dos meios tecnológicos não é levantada porque esteja na moda, mas sim porque se devidamente estudada pode revelar-se um aliado precioso dos Docentes da nossa Escola ao complementar as carências dos nossos ALUNOS.

    Por exemplo, o facto de estarmos distantes de determinadas realidades como sejam os grandes parques industriais, os grandes centros urbanos, as grandes empresas com gestão profissional, grandes bibliotecas, museus e universidades, a Música, a própria Administração Central, etc., pode ser parcialmente mitigado ou colmatado ao socorremos-nos de tecnologia.


    Por sua vez, são estas realidades que considero serem as grandes influências externas e que pela sua distância, geográfica ou outra, temos a obrigação de as aproximar dos nossos ALUNOS para que estes vivam estas experiências em tempo certo.


    A motivação dos Docentes da nossa Escola é sem dúvida muitíssimo relevante e julgo uma abordagem redutora associá-la exclusivamente à sua relação com o Ministério da Educação.

    Por exemplo, muitas vezes recebemos Docentes provenientes de outras regiões do país - inclusivé de locais bem diferentes dos nossos nomeadamente em termos climáticos e/ou culturais. Esta situação pode necessitar de adaptação e a Autarquia deve estar sensibilizada para prestar a sua colaboração com a Escola. Por outro lado, a mais-valia que o contacto com outras vivências culturais pode representar para os nossos ALUNOS só poderá ser devidamente explorada e maximizada se os nossos Docentes se encontrarem efectivamente motivados.

    O mesmo acontece com os Docentes oriundos das nossas proximidades ou inclusivé do nosso Concelho. São pessoas que receberam formação fora da nossa região e que transportam consigo uma experiência fantástica para os nossos ALUNOS, eles que um dia também terão de se deslocar para dar continuidade aos seus estudos.

    A Autarquia deve portanto apoiar a Escola, ALUNOS e Docentes e não apenas do ponto de vista financeiro. Este apoio tem também que obrigatoriamente ser um apoio Institucional. Não podemos esquecer as relações tensas que de uma forma geral os Docentes vivem neste momento com o Ministério da Educação e a forte desmotivação que tal poderá estar a acarretar. A obrigação enquanto Autarquia é dentro das suas competências e da sua responsabilidade Institucional para com a Escola tudo fazer para se encontrar em situação do dever cumprido.


    A motivação das Pessoas não-Docentes é também um ponto a não descurar. Não podemos esquecer que a reforma actualmente em curso trouxe a estas pessoas uma enorme mudança, ao fazerem agora parte dos quadros da Autarquia, requerendo por isso uma especial atenção neste momento. Este raciocínio conduz-me a outra questão: existe na Autarquia alguém com a responsabilidade específica dos Recursos Humanos? Recordando novamente a minha primeira intervenção, a Autarquia tem de definir um plano estratégico para a área de Recursos Humanos. Plano este que passe pelo investimento em formação e que contemple a rotatividade pelos benefícios que esta proporciona ao enriquecimento através da experiência, bem como a gestão de espectativas e o crescimento das pessoas na estrutura.


    Chegamos finalmente à questão da motivação dos nossos ALUNOS. Em abono da verdade, é muito difícil responder a esta questão. Mas posso afirmar que se os Docentes e as Pessoas não-Docentes da nossa Escola estiverem motivados, se as instalações da nossa Escola estiverem devidamente cuidadas, se existirem condições para os Docentes da nossa Escola darem as suas aulas práticas, se o Desporto na Escola estiver a funcionar e se a relação Institucional Autarquia-Escola for bem cuidada, os nossos ALUNOS seguramente estarão mais motivados.


    A acrescentar a tudo isto, acredito que é desta relação Institucional Autarquia-Escola que objectivamente devem sair medidas a adoptar no complemento e enriquecimento do currículo dos nossos ALUNOS. Inevitavelmente, tal acarretará custos adicionais. No entanto, todos beneficiaremos de UM DIGNO PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO DOS NOSSOS ALUNOS QUE VAI PARA ALÉM DO CURRÍCULO.

    Gostava ainda que os esforços da nossa Autarquia e o seu compromisso com a Educação fossem mais longe e proporcionassem uma Bolsa de Estudo pelo período normal da licenciatura ao melhor aluno de cada área finalista do curso secundário leccionado na nossa Escola.

    Caros amigos, a partir daqui tenho a certeza que estamos a cuidar da nossa ESCOLA e dos nossos ALUNOS e portanto do nosso FUTURO.

    Aqui hoje não comentei temas relacionados e também importantes como sejam as futuras reformas de Ensino, as possíveis reduções do número de escolas no País, o projecto de ensino para o séc. XXI, o que vai acontecer ao Ensino nos Concelhos limítrofes ao nosso, quais as licenciaturas mais necessitadas no País nos próximos anos ou quais as licenciaturas mais necessitadas na nossa Região, entre outras.

    Procurei antes com este exercício tentar ganhar alguma vantagem para os nossos ALUNOS em relação às Escolas em geral e em particular às Escolas dos Concelhos mais próximos e posicionar o nosso Concelho numa situação mais vantajosa em relação a um futuro cada vez mais recheado de incertezas e por isso com mais risco.

    “ NÃO SE INDEMINIZA UMA CRIANÇA QUE NÃO TEVE EDUCAÇÃO ADEQUADA POIS PERDEU-A PARA SEMPRE“, Prof. Adão da Fonseca.

    “NÃO HÁ VENTO FAVORÁVEL PARA AQUELE QUE NÃO SABE PARA ONDE VAI”, Séneca.

    VIVA A NOSSA ESCOLA.
    Aires do Amaral

    ResponderEliminar
  56. conversa tambem vejo eu muita mas obra....nós sabemos que vivemos numa pequena cidade não numa grande cidade por isso temos que adaptar as coisas ao meio...tudo sujere mas é longe daqui...passam de vsita e adeus até logo...

    ResponderEliminar
  57. chegou-lhes agora a preocupação´...mas nada fazem ou melhor nunca fizeram...teoria vejo muita...mas nós vivemos é de obras...e se ninguem trabalhar no terreno isto não funciona com comando remoto...já que tanto se procupam e t~eem valores venham e lutem ...

    ResponderEliminar
  58. MAS OS APOIANTES DO PS ESTAÕ NALGUM RETIRO DE REFLEXÃO OU ENTENDERAM A TEMPO QUE SERIA MELHOR DESISTIREM.................

    ResponderEliminar
  59. pensavam por aí que eram favas contadas...o psd continua a dar cartas cá na santa terrinha...é disto que o povo GOSTA...GOSTA...

    ResponderEliminar
  60. Devem estar a fazer as listas para as juntas.... como? não estou a perceber?não á pessoas que qeuram ir com eles...mas os homens dizia que estava ganho! oh meu Deus como andavam iludidos!
    O psd, nas autarquias, ainda é uma máquina devoradora de votos pois apresenta sempre as melhores listas que os seus opositores!
    PPD/PSD

    ResponderEliminar
  61. O futuro a Deus pertence...vamos ver como é que se vão portar os vários candidatos. Mas o psd nunca mais voltará a ganhar eleições autárquicas na Meda!!!!

    ResponderEliminar
  62. Era de prever que as pessoas que estão à frente do ps não tinham capacidade mobilizadora de pessoas e o seu candidato pensava que ia tudo atrás dele sem ter de se esforçar, isto não é dar passeios a pé na avenida, resumindo não tem perfil para tal cargo.

    ResponderEliminar
  63. Quem fez este comentário absurdo ou é ignorante ou não sabe o que diz. O Armando não é de cruzar os braços como voce pensa. Espere meu caro, espere, pois vai haver muitas surpresas garantidas, e garanto-lhe que o psd vai tremer as perninha como nunca tremeu. A lista do armando está a ser muito bem organizada, e tal como este, não gosta é do show off, coisa que voces tanto adoram.

    Força Armando

    ResponderEliminar
  64. O anónimo das 23:32, é que é um grande ignorante, porque ainda não se apercebeu da grande derrota que o ps vai ter, concordo com ele quando diz que vai haver surpresas , é verdade, o psd com o dr. mourato como candidato vai ter a maior vitória de sempre no concelho e é bom que assim seja, para só se meter na politica quem tem capacidade e provas dadas na vida para tal.

    ResponderEliminar
  65. Já percebi que nao passa de um lambe botas do seu dono. Eu não mantenho dialogo com pessoas deste tipo. Faça bom proveito, e vamos ver que vai ter que engolir em seco no fim, e garanto-lhe que não serei eu.

    ResponderEliminar
  66. É de facto muito triste quando as pessoas gostam de ser usadas, espezinhadas, enganadas e de viver num ambiente de constante mal estar e discordia criada por quem todos nos sabemos.

    Está na altura de mudar e estou certo que é a vontade da maioria das pessoas que tanto gostam da nossa terra e eo longo do tempo a têm visto ser constantemente usada para um unico interesse, O PODER, e nada mais que isso.

    Não podia estar mais de acordo com o comentário anterior, com este tipo de gente não vale a pena, porque estes ainda são piores que o judas. Esse ainda se enforcou de remorssos, já estes vão com o diabo até ao quinto dos infernos.

    Faça-me o favor, quando o mourato for corrido da nossa terra, va com ele.

    Força Armando Carneiro. Este tipo de comentários mais forças nos dão pa correr-mos com esta escumalha daqui para fora.

    ResponderEliminar
  67. Você é que deve ser candidato a lambe botas, é típico de algumas pessoas do ps pensarem que podem dizer tudo o que lhes apetece das outras pessoas, mas quando alguém lhes diz as verdades ficam todos espinhados, e eu é que lhe garanto que você é que vai engolir em seco juntamente com o seu candidato ps (cds), e depois de perder nem vai ficar muito tempo para vos consolar, vai embora.

    ResponderEliminar
  68. Ah, e mais uma coisa, o armando não tem lambe botas a rodea-lo, tem amigos...

    ResponderEliminar
  69. Quer ver que agora não posso dizer o que penso é? Vem a PIDE atrás de mim é? Meu amigo, eu não tenho medo de dizer o que quer que seja, não sou como as outras pessoas que escondem tudo la do seu dono, mas eu não tenho nem nunca tive medo dele. Alias não lhe devo o que quer que seja, e de mim so leva despreso. E quem o unico que ficou espinhdo aqui foi voce, quando lhe meti o "dedo na ferida". Não tenho qualquer interesse em continuar este tipo de conversa com quem gosta deste tipo de mandato de criar constante mal estar nas pessoas, e a vira-las umas contra as outras. E garanto-lhe que o Armando não vai embora, até porque não é cobarde como o seu dono.

    ResponderEliminar
  70. As pessoas al ler alguns comentários dos apoiantes do sr. armando devem ficar admiradas com tanto rancor e tanta maldade, porque para eles todos os que são contra deviam ir embora da Meda ou serem espezinhados e já agora moderem a linguagem, porque ninguém é dono de ninguém.Juizinho.

    ResponderEliminar