segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PS e a regionalização




«««Na moção, o PS assume-se como um partido a favor da regionalização com base no modelo das cinco regiões. "O compromisso político do PS é avançar mais na descentralização de competências para as autarquias locais. E é procurar o apoio político e social necessário para colocar com êxito, no quadro da próxima legislatura, e nos termos definidos pela Constituição, a questão da regionalização administrativa, no modelo das cinco regiões", refere a moção.
A moção de José Sócrates define o PS como um partido "pelas regiões administrativas, porque considera que elas são um instrumento de desenvolvimento territorial e coesão nacional". ««««



Pois é, para aqueles que acham que a regionalização seria apenas uma "miragem", ela aqui está.

E é daqui que advêem todas as minhas dúvidas sobre o futuro do nosso concelho, caso a estratégia autárquica não seja defenida por alguém com visão de futuro.



Eu até avisei...

26 comentários:

  1. pois esta é que é a verdadeira questão sobre o que nos pode acontecer no pós 2009. Com a regionalização à porta e novamente com o dr mourato a presidente adeus concelho da meda!!!
    é chegada a altura do tudo ou nada ou arranjamos um presidente que pense e aja de forma diferente ou estamos quilhados.

    Pensem nisto

    ResponderEliminar
  2. Olá a todos.
    Ora aqui está um assunto que a meu ver tem todo o interesse em fazer parte da agenda política nacional. Vem é tarde, só esperamos é que não seja a más horas.
    Ao contrário do que muita gente imagina, a questão das regiões administrativas já vem prevista na Constituição da República Portuguesa no seu art. 236º.
    Actualmente em Portugal, as autarquias locais são as freguesias, os municípios e as regiões administrativas, não estando estas últimas instituídas em concreto, carecendo para o efeito de uma lei que as crie e regule.
    Sendo a Constituição a Lei Fundamental do Estado portugues, difícilmente se compreende que a mesma não se cumpra.
    Ao serem criadas as regiões, estas terão um âmbito supra municipal.
    Se este processo for levado a bom porto, as regiões menos desenvolvidas e esquecidas pelo poder político terão a oportunidade de marcar pontos num campeonato muito mais justo.
    As assimetrias diminuirão consideravelmente, mas para isso, é preciso que algumas mentes se iluminem e estejam preparadas para o desafio.
    Fernando, muito obrigada por trazeres à discussão este tema de grande importância para a nossa Terra.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro o importante da moção do José é o casamento entre maricas. O resto é folclore.

    ResponderEliminar
  4. O Mourato é sócio do Jornal As Beiras? Se não é sócio andamos todos a pagar...

    ResponderEliminar
  5. Fernando está na hora de alguém como tu agarrar os destinos da Meda. Com os teus conhecimentos a Meda podia aparecer no mapa sem ter que pagar noticias.

    ResponderEliminar
  6. O Mourato teve medo de ti por isso é que se agarrou ao Paulo Amaral para correr contigo. Não sabem separar as águas. Os ciumes matam.

    ResponderEliminar
  7. O Mourato sem o Paulinho é que vai de vela, e mesmo assim a ver vamos!!!
    As coisas estão negras para o reino laranja. Mas ainda falta muito tempo.
    Eu tenho a convicção que ainda os vamos ver todos aos beijos inclusive o autor deste blog, pois a mim, ainda não me convenceu que a estratégia por detrás deste espaço não é a de informar mas sim a e fazer pressão para ser vereador nas listas do PSD.
    Não que essa ambição não seja legitima, por parte dele ou de qualquer outro elemento do PSD mas existem outras formas de fazer sentir isso dentro do PSD que a lista necessita de ser reformulada ou melhor repensada. Acho que o Jorge Saraiva daria um bom presidente de Assembleia, aqui fica uma sugestão.
    Se seguirem o meu conselho já fica um lugar vago!!

    Mig.

    ResponderEliminar
  8. Amigo(a)
    A política sem projectos, ou de poder pelo poder é desinteressante, mas sem ética, é uma chatice.
    Este tem sido o meu lema, por isso, se tivesse intenções de ser vereador, nunca teria "afrontado" o poder, manter-me-ia no meu lugar e assobiava para o lado. Mas seria pouco ético.
    Espero, mais uma vez, ter sido claro.

    Cumprimentos

    Fernando Lopes

    ResponderEliminar
  9. Anda meio mundo enganado ou então já usam o teu Blog para levar a conversa para onde querem...
    Isto a proposito do que diz que o Mourato sem o Paulinho é que vai de vela !!!!

    E o Paulinho sem o Mourato ???
    Alguem acredita onde é que vai ??? todos sabemos que não vai a lado nenhum...

    ResponderEliminar
  10. lá continuamos nós medenses a criticarem tudo e todos....mas... o nosso desejo não é mandar-mos o sr dr mourato para a terra dele?... então unamo-nos e vamos em frente....e todos seram bons se vierem por bem...no fundo quem se diverte é ELE pois passaamos o tempo a criticar-mo-no uns aos outrsos menos a ELE que é o alvo a atingir...

    ResponderEliminar
  11. onde vai o paulinho sem o o dr mourato?...esperemos para vêr... mas sabem que a vaidade é o espelho dos tolos...........

    ResponderEliminar
  12. se o PSD não arranjar um bom candidato é que não vai a lado nenhum!
    A propósito, porque não convidam o paulo Romao Aires Amaral Vieira Jacinto Manuel Carvalho ou joão zeferino etc qualquer um destes é bom candidato

    Viva a democracia

    ResponderEliminar
  13. já se aperceberam como está ranhida a votação entre o paulo amaral e o joão mourato??? É certo que com larga maioria está o outro, mas na falta de outro lá terá de ser o paulo amaral. É bem capaz de fazer frente ao armando, até vencer coisa que jamais acontecerá com o joão mourato!

    ResponderEliminar
  14. É verdade que o pseudo autor do último blog anónimo da meda que enxovalhou com toda a força o mourato e companhia, se prepara para ser nomeado, por estes, para um tacho nas termas de longroiva.
    Não sabiam??? Esperem para ver onde chega a dignidade, ou a falta dela, dos executivos do poder!

    ResponderEliminar
  15. Eu voto no Zeferino.
    Os Outros não sei quem são, mas se forem gente de bem estou disponivel para os ouvir no que toca ao projecto sério para o Concelho, caso contrario nem me batam à porta


    Fanana

    ResponderEliminar
  16. O Zeferino não vai avançar.Só benefeficia o mourato se for inteligente deixa o armamdo concorrer sozinho pois só assim a nossa a câmara pode mudar.
    Quantos mais candidatos houver melhor pra o PSD.

    É uma opinião

    ResponderEliminar
  17. isso é o que o dr mourato quer...e mais a sua escumlha...MEDENSES unamo-nos e apostemos pela mudança é que Ele continua com o mesmo lema «com vinho e bolos enganam-se os tolos»....

    ResponderEliminar
  18. Estimado Fernando Lopes

    Digo Estimado pela grande amizade que nos une; sublinho Estimado pelo interesse que temos vindo a partilhar ao longo destes anos na evolução, progresso e desenvolvimento da nossa Cidade e suas Freguesias. Finalmente - para que fique muito claro - Estimado, pelo teu percurso político rico em experiência, sempre suportado pelos teus valores éticos, alguns dos quais já referiste aqui neste forúm em resposta a algumas mentes mais maliciosas e mal dirigidas. Neste contexto, deixo aqui algumas notas do teu Curriculum para que algumas memórias se despertem e assim entendam as tuas pretensões quando tomaste a decisão de colocar este instrumento por ti chancelado ao dispôr de todos os habitantes do nosso querido concelho, bem como de todos os que se encontram a residir fora dele.
    - Presidente da Concelhia da JSD da Meda;
    - Membro da Assembleia Municipal da Meda;
    - Presidente da Distrital da JSD da Guarda;
    - Adjunto do Sr. Governador Civil da Guarda;
    - Deputado à Assembleia da República;
    - Chefe de Gabinete do Sr. Presidente da Câmara da Meda.
    Na actualidade trabalhas numa empresa privada.

    Fernando, após algumas visitas ao teu Blog ficou claro para mim que o que procuras é a discussão do futuro do nosso concelho. Futuro este incerto pela actual conjuntura económica Nacional, Europeia e Internacional. Futuro incerto também pela grave crise politica Mundial patente nos distúrbios de rua que ocorreram em países como França, Grécia ou na Europa mais a Leste, na Lituania; adiciono ainda nesta lista a falência de um país, a Islândia. A tudo isto acrescento a crise financeira Global cujos reflexos já se fazem sentir nos indivíduos.

    Dito isto, onde e como enquadramos o nosso concelho e as suas gentes num futuro?

    Para responder a esta dificil questão, antes de mais é necessário fazer uma retrospectiva e saber onde estamos, para de seguida podermos elaborar um projecto objectivo sobre onde queremos chegar. Só depois deste trabalho feito poderemos falar de pessoas para implementar o projecto.

    Perante isto não é o teu lugar, o meu, o do actual Presidente da Câmara ou de outros possíveis candidatos, a questão importante e central na discussão do futuro do concelho da Meda e da suas Gentes. O importante, está visto, é conseguir uma equipa de pessoas que, liderada por alguém, consiga elaborar este projecto, o divulgue e o leve a sufrágio para se poder então passar à fase de implementação.

    Não podemos nem devemos bater sistematicamente no passado sem termos uma alternativa construtiva credível.

    Importa também relembrar a obra que foi feita no concelho da Meda:
    - Complexo desportivo Piscinas Municipais;
    - Museu;
    - Casa da Cultura;
    - Biblioteca;
    - Parque de Campismo;
    - Parque de Desporto Radical;
    - Termas de Longroiva;
    - Monumentos vários, como o ao Bombeiro, aos Ex-Combatentes e ainda o que consta da tua crítica construtiva que tem falta de azulejos.
    - Todas as freguesias têm saneamentos, água, electricidade e arruamentos;
    - Muitas das freguesias têm os seus parques desportivos.

    Para toda esta obra houve necessariamente uma equipa e um líder.

    Para terminar, quero referir que estes investimentos na sua grande maioria não são investimentos produtivos no sentido económico, mas que contudo fazem todo o sentido para o bem estar e desenvolvimento no futuro.

    Estimado Fernando, sei que o teu blog quer representar um local de debate público cujo o tema é o nosso concelho e os seus habitantes, para além de estar atento aos acontecimentos políticos globais relevantes. Pela minha parte, estarei sempre no interesse do nosso concelho e das suas gentes aberto à discussão de projectos e ideias e por isso disposto a participar neste forúm.

    Aires do Amaral

    ResponderEliminar
  19. São de pessoas assim, com visão, dinâmica, pensamento, idóneas e com a capacidade de transformar as dificuldades em desafios, que estas terras precisam, com muita urgência.
    Por amor de Deus, regresse às suas origens, e imprima neste concelho o " savoir faire" que imprimiu em tudo o que fez na vida, tornando-o, num senhor respeitadíssimo na àrea financeira.
    Aires, sou seu amigo e por isso tenho o direito de lhe implorar, ajude- nos a mudar o rumo deste concelho e suas gentes.

    ResponderEliminar
  20. Com a sua experiência devia ir era para ministro das finanças, para pôr o país nos eixos. Mas se estiver interessado nesta humilde câmara, faça o favor, nós cá estamos!!!

    ResponderEliminar
  21. com pessoas justas e honestas voltaremos a honrar o bom nome da meda e dos seus homens e mulheres. Elaborem uma lista onde estes valores estejam reunidos.
    Força minha gente

    ResponderEliminar
  22. o problema é que essas pessoas de valores acima da media têm sido todas afastadas por quem detém o poder há mais de vinte anos. Este mourato só quer gente de capacidades reduzidas perto dele.

    ResponderEliminar
  23. lá diz o ditado «EM TERRA DE CEGO QUEM TEM OLHO É REI» e como sempre tratou tudo como débeis mentais por isso ele querer afastar todas as pessoas que revelem sabedoria....

    ResponderEliminar
  24. Tenho pena que alguns comentarios destes blog estejam em concorrencia directa com os malucos do riso, ou é para os apanhados ???
    Dizer que o paulo amaral faz frente ao armando e até vence-lo é caso pra rir e rir e rir.
    Ele que tenha essa coragem pra ver a roda que leva...
    Força armando, eles já andam todos doidos e querem iludir os incautos.
    Na hora da verdade o povo que não é burro vai mostrar-lhes o que é que eles valem, zero zero zero
    sempre em frente,armando se fosse o paulinho o candidato até podias meter ferias na campanha !!!!

    ResponderEliminar
  25. Previsões para Outubro de 2009.
    Mourato é vaiado depois de pesada derrota e tem de fugir com o rabo entre as pernas, pois, porque quem sempre esteve com ele, e que ele tanto ajudou agora diz que nunca votou nele.
    Armando é aclamado por MAIORIA o novo presidente da Autarquia.
    Finalmente a LIBERDADE chega ao nosso concelho.
    Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
  26. mais do que nunca é hora de nos unirmos e lutarmos pela NOSSA MEDA..."promover ideias para o concelho"... dizia o amigo airinhos...mas felizmente que temos muita boa gente capaz disso,...inclusive o meu amigo ...agora não me digam que não devemos criticar quem não teve ideias estes anos todos...porque naõ? não foi pela falta delas que nos encontarmos neste deserto?.. obra houve... mas afinal não foram vinte anos...alguma coisa havia de fazer...mas basta...basta...esperamos por amigos desta cidade... dinãmicos com visão e capacidade de transformar as nossas dificuldades e onde o meu amigo Airinhos tão bem se inclui...um dia a gente fala...

    ResponderEliminar